4 características do papel que influenciam na impressão gráfica

O produto final do seu material gráfico depende, invariavelmente, da qualidade e do tipo de papel que você escolheu para realizar a impressão. Cada uma das características do papel escolhido vai influenciar de algum modo e diretamente, o resultado deste trabalho.

Pensando nesta influência, o Blog EuroCartões separou quatro dicas principais para que você entenda como usá-las a seu favor e possa atingir o melhor custo benefício na hora de produzir impressões digitais em gráfica online, além de evitar surpresas desagradáveis.

Confira como cada uma destas características do papel interfere na produção do seu impresso.

Formato

Optar por determinados tamanhos e formatos de papel pode representar economia ou desperdício, que além de ser ruim para seu bolso, é péssimo para o planeta. Isto se dá por que o formato bem definido faz com que o aproveitamento de papel seja máximo. Um exemplo: um material que mede 46 cm de altura x 32 cm de largura, de repente é feito com 34 cm de largura. Não faz diferença, correto? Errado.

O material feito com 32 cm rende quatro impressões cada folha 2B, formato muito utilizado para impressão em grande escala. Em uma produção com tiragem de quatro mil cartazes, os concebidos com 32 cm serão feitos com pouco mais de mil folhas de papel, mas o de 34 cm exigirão mais de duas mil.

É bastante importante que, antes de realizar a impressão você converse com a gráfica para entender quais são os formatos que ajudam a otimizar o uso do papel, e claro, a reduzir os valores.

aproveitamento papel grafica eurocartoes

Textura

A textura é também o que conhecemos como o aspecto do papel, que pode ser liso, telado, texturizado de diversas formas. Mas a palavra textura também faz referência ao grau de rigidez. Este item é bastante importante e deve ser definido de acordo com a arte do material a ser impresso.

Se o processo offset é a referência para sua impressão lembre-se: quanto mais liso o papel for mais nítida e viva ficará a sua impressão. Os papéis com textura deixarão seu material com singularidade de impressão, pois criam padrões irregulares, o que não se indica para artes com grande riqueza de detalhes.

As texturas também não são indicadas para policromias ou impressões que exigem muita nitidez nos detalhes, como os livros de arte. Corpos pequenos, abaixo de oito pontos, serigrafia, xerografia e impressão digital também não devem utilizar este tipo de papel pois compromete a legibilidade e a definição dos detalhes.

papel texturizado grafica online eurocartoes

Peso

O peso, ou gramatura, é um item que, conforme você já leu aqui no Blog, influencia bastante na hora de produzir impressões digitais. A gramatura do papel varia de 50 g, o mais fino, a 350 g o mais grosso, e quanto maior a gramatura, mais pesado será o papel.

Este fator também influencia diretamente na opacidade do papel, pois uma folha muito fina é menos opaca, o que significa ser mais transparente. Se a sua impressão for frente e verso, ou 4×4, você corre o risco de ver ela transparecendo, ou seja, vazando do lado oposto.

Além disto, quanto menor a gramatura, mais barato será o papel, já que ele limita o trabalho com impressões elaboradas e cria um produto com qualidade inferior. Por isto é importante pensar no objetivo que se quer alcançar antes de definir qual peso do papel a ser usado.

gramatura papel grafica online eurocartoes

Cor

Você terminou seu material e escolheu muito cuidadosamente as cores na escala Pantone para não prejudicar sua impressão. Muito bem! Agora, se você não atentar ao tipo de papel onde este material será impresso, corre o risco de ter trabalhado em vão, pois a cor do papel pode e vai influenciar diretamente no resultados final.

A composição criativa das cores pode ser afetada no momento em que o papel deixa de ser branco, pois alguns apresentam cores amareladas, ou tons caramelo. Além disto a tinta offset contém transparência, o que vai dar relevância para a cor do papel que estiver sob a impressão.

Por isto, se a intenção é imprimir neste tipo de papel, lembre-se de prever a mistura das cores no produto final. Diversas peças gráficas podem ser feitas com os papeis já coloridos de fábrica, use esta característica a seu favor, tornando seu material diferenciado, além de diminuir seu custo.

papel-colorido-grafica online eurocartoes

Analise bem cada uma destas características e use suas particularidades em favor do seu material gráfico, se destacando com produções criativas e singulares e tendo total segurança ao enviá-lo para uma gráfica online!

 

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *