7 motivos para você não usar cartões de visita grátis

Apesar de saber da importância de apresentar cartão de visita durante negociações e encontros com empresários, ainda há quem arrisque a própria imagem como profissional e a imagem da sua empresa utilizando materiais impressos de baixa qualidade.

Quem recebe seu cartão durante um encontro de negócios, recebe uma amostra de você e da sua empresa. A primeira impressão, como diria o bom e velho ditado, é mesmo a que fica, e errar neste momento pode exigir de você bastante trabalho para tentar recuperar o negócio perdido. E você corre o risco de não conseguir.

Por vezes esta imagem não corresponde à sua realidade, justamente por você estar utilizando a ferramenta errada: um cartão de visita que não passa a credibilidade que sua empresa merece. Alguns exemplos são os cartões feitos por conta própria em casa, em impressoras de jato de tinta, cartões com dados rasurados, errados ou desatualizados e principalmente cartões grátis.

Pensando nisto listamos 6 motivos para você fugir de vez desta cilada e fazer bonito na hora de apresentar a sua empresa através do seu material gráfico e não perder negócio!

 

cartão de visitas gratis euocartoes

 

1 – O peso do cartão: O cartão de visita é tão importante que, em culturas como a dos orientais, ele é recebido com as duas mãos. É através dele que a interação inicia, que você se apresenta e ele funciona como uma espécie de senha, que dá ao outro o seu contato direto e a autorização para que este contato seja efetuado futuramente, de modo profissional, mas com certo grau de intimidade.

2 – O que ele diz sobre você: Como dissemos, o cartão de visita é um material impresso bastante importante, cuja função é identificar você como profissional e a sua empresa. Ele vai refletir a identidade e a imagem corporativa, que faz dos cartões ferramentas de muito valor para o profissional. Ao usar um cartão de visita grátis você evidencia que você não quis investir nos seu negócio. Agora imagine a impressão que isto vai causar no profissional com quem você está em contato…

3 – De quem ele fala? Ao encomendar cartões de visita de graça em um site, você acredita estar recebendo um material que vai te representar. Entretanto, a pegadinha é a seguinte: este tipo de serviço acaba sendo um modo de você disseminar o nome da empresa que o produziu, pois normalmente este nome vem impresso no verso do seu cartão, às vezes com endereço virtual, às vezes com mais dados da gráfica gratuita. Obviamente um empresário que ler estas informações no seu cartão, vai acreditar que são referentes a você e sua empresa, e aí começa uma confusão que você com certeza não quer que ocorra.

cartões visita gratuitos eurocartoes

4 – Quais informações você quer passar? Informações objetivas e corretas, é claro! Nós sabemos disto, mas como você leu no item anterior, fazer cartões de visita gratuitos pode interferir diretamente na objetividade e na clareza das informações passadas pelo seu cartão. Além de apresentar um visual mais limpo possível, o seu cartão de visita deve trazer seu nome completo, seu cargo e os dados profissionais, como nome da empresa, logotipo, endereço, telefone, e-mail, site e, quando for o caso, o número de um telefone celular. O único elemento que pode se destacar mais do que o nome do profissional é o logotipo da empresa. Todos os itens constantes no cartão devem corresponder apenas à sua empresa, e não à gráfica onde os cartões foram feitos.

5 – Nada é de graça: Chegamos a um dos pontos principais. Você pensa que não pagou pelos cartões, mas pagou. Não há nada efetivamente de graça neste mundo, a não ser que não tenha custado nada a ninguém, o que é bastante difícil de acontecer. Perceba que, se você cotar um cartão em uma gráfica online ou física, com padrões simples ainda que de qualidade, o preço final com frete vai ficar bastante semelhante ao pago apenas no frete cobrado pela empresa dos “cartões grátis”. Além de fazer propaganda para a empresa que fez o material, você ainda paga por isto.

cartoes gratis eurocartoes

6 – Como usar a ferramenta: Agora você já sabe por que não deve usar cartões de visita grátis. Um próximo passo é saber como usá-los, começando pelo fato de que você não vai entregar seu cartão de visita a qualquer um. O sucesso do uso está em selecionar contatos que realmente são negócios em potencial. É um primeiro contato, que depois vai lembrar de você de forma positiva. Por isto também é importante saber entregar, bem como receber os cartões. Identificar o melhor momento de entregá-los, avaliando conforme a situação, faz com que todo o esforço do investimento em um bom cartão de visitas não se perca na hora da troca.

7 – Cuidados de conservação: Como este é um produto feito em papel, ele pode sujar, amassar e até sofrer com umidade, caso não seja armazenado de forma correta. Estas marcas também podem depor contra sua imagem se você precisar entregar um cartão assim. Para evitar esta situação é apropriado que os cartões sejam guardados em porta cartões e que fiquem em locais de fácil acesso. É bastante elegante utilizar estojos de aço escovado ou couro, tanto para os cartões que você vai entregar, quanto para os que você recebe.

cartões de visita gratis eurocartoes

Algumas outras dicas de etiqueta na hora de utilizar estes impressos gráficos são interessantes para um bom desempenho em uma reunião, como ler atentamente as informações dos cartões recebidos. Também é de muito bom tom posicioná-los sobre a mesa de acordo com o posicionamento dos profissionais que os deram, para que você possa associar os nomes e cargos de cada integrante da reunião.

Investir em uma arte gráfica própria também fala muito bem sobre sua empresa, pois mostra que você valoriza sua imagem, bem como garante a qualidade do serviço oferecido. O retorno é sempre valioso.

Se apresentar sem um cartão de visitas não é nem cogitado, mas utilizar um cartão grátis é praticamente o mesmo, pois pode comprometer a sua credibilidade, passando uma imagem de desleixo e falta de organização. Aqui no Blog você já leu sobre as funcionalidades dele e em breve traremos mais dicas quentes sobre a melhor das ferramentas do mundo corporativo: o cartão de visitas.

Talvez você goste também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *