Desvendando os mistérios do espaço negativo

Diariamente vemos imagens que parecem querer pregar uma peça na nossa mente, que causam certo estranhamento até o momento que identificamos que ela é além do que vimos no primeiro contato. Dessa forma, a Euro Cartões te questiona: o que seria isso?

Para entender um pouco mais sobre o mundo gráfico, é necessário conhecer algumas técnicas utilizadas para transmitir uma mensagem. Uma que vem sendo muito utilizada é a que segue princípios da psicologia Gestalt: o uso do espaço negativo.

O espaço negativo é uma técnica na arte que consiste em utilizar o contraste de cores para que seja percebido mais de uma ilustração dentro da mesma, ou o complemento dela.

 No primeiro momento, visualizamos parte da informação, e quando focamos no espaço negativo, a segunda mensagem (ou o complemento) se revela, gerando o insight que causa a sensação de alívio e até de satisfação no leitor/receptor.

Muitos artistas exploram o espaço negativo quando criam obras minimalista, que é caracterizada por poucos traços que carregam muita informação. Veja alguns exemplos abaixo e surpreenda-se!

espaço_negativo

Senhor escrevendo iluminado por um facho de luz. Interior de uma caneta recarregável.

espaço_negativo_Ponto de interrogação. Face de um senhor.

_espaço_negativo

Duas maçãs devoradas. Silhueta de um rosto.

_espaço_negativo_

Perfil do Pinguim, vilã das histórias do Batman. Perfil do Batman.

Se você deseja apostar nesta forma de expressão, conte com a gráfica da Euro Cartões. Equipada com maquinário de última geração, a Euro Cartões oferece a melhor impressão sem comprometer a sua mensagem. Realize o seu cadastro no nosso site e usufrua de todas opções e vantagens que só a Euro Cartões pode lhe oferecer.

You may also like...

1 Response

  1. Hosting says:

    A regra mais importante sobre como utilizar o espaco negativo? Nao o deixe por ultimo. Quando voce estiver sentado “brainstorming” e pensando no conceito do seu layout, nao deixe de lado o espaco negativo. Mesmo que voce nao esteja planejando usa-lo como parte principal do seu trabalho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *