Saiba como converter seu texto em curvas!

Textos na arte final do material gráfico

Ao criar a arte final, é preciso converter seu texto em curvas antes de mandar para impressão. Isso porque, caso contrário, as fontes utilizadas têm grande chance de serem trocadas por similares quando passadas a outro computador. Há risco também de alguns caracteres não serem reconhecidas (acentuação, cedilha, til, entre outros). Mesmo que você salve o arquivo em PDF, o não cumprimento deste requisito deixa seu material comprometido.

Mas afinal, o que é converter o texto em curvas?

É, simplesmente, o processo de transformá-lo em um vetor. Dessa forma, ele será lido como uma imagem, sem sofrer distorção ou perda de dados quando acessado em um computador sem as fontes instaladas. Para saber mais sobre as diferenças entre bitmap e vetor, clique aqui.

Como posso fazer isso?

Se você está usando o Adobe Illustrator ou InDesign, esse processo é mais simples do que você imagina: basta selecionar o texto na sua arte, ir até a aba TYPE (TEXTO) e selecionar a opção Creat Outlines (Converter para forma). No Photoshop, clique com o botão direito na camada do texto para selecionar a mesma opção.

 

clip_image006

Caso você utilize o Corel Draw, o processo é diferente: na hora de salvar e fechar o arquivo, você verá a opção ‘expor texto em curva’, assinale-a e o problema estará resolvido.

janela-converter-fontes-em-curvas-no-corel-draw

Por via das dúvidas, salve sempre duas versões do seu arquivo, uma com a fonte editável (caso precise alterar o texto) e a versão em curvas para enviar para a gráfica.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *