Como criar arte gráfica para as eleições 2016

Criar arte gráfica é uma ótima maneira de ganhar dinheiro extra, ainda mais quando você já trabalha com revenda gráfica. Com as Eleições 2016 chegando, é bom estar preparado para atender a demanda de produtos específicos, como o santinho eleitoral. Siga as dicas abaixo para desenvolver corretamente o design gráfico das peças eleitorais!

criar arte para campanha eleitoral

1. Cores mais leves

Evite usar fundos escuros, como verde bandeira e vermelho. Cores mais leves – como o azul ou mesmo o branco – podem trazer uma imagem de um candidato mais honesto e comprometido. Se você for criar arte gráfica para um material eleitoral, é importante levar em conta a psicologia das cores, pois ela pode persuadir através do inconsciente das pessoas.

.

2.Números no verso

eleições 2016

Ao criar arte de santinho e cartão eleitoral, costuma-se imprimir quadrados com os números do candidato e de seus aliados na parte de trás. Por exemplo, em um material eleitoral para candidato à vereador, vemos também no verso o número do candidato à prefeito escolhido pelo mesmo partido. Neste lado da impressão, também é indicado repetir a frase do slogan ou o nome do político.

 

3. Fontes finas ou pequenas

A maioria das impressões para eleição possuem um espaço pequeno e levam apenas o nome do candidato, o nome do partido, os números para voto e um slogan da campanha eleitoral (opcional). As informações mais importantes devem estar em destaque com uma fonte contrastante. Afinal, o eleitor deve enxergá-las de longe! Normalmente, uma letra mais grossa é usada no nome do candidato e no seu respectivo número. Para o slogan, é comum ser escolhida uma fonte manuscrita.

.

4. Foto do candidato

A fotografia do candidato às eleições 2016 é um dos itens mais importantes na composição gráfica. É preciso cuidar para que a imagem original já esteja em um tamanho maior (superior a pelo menos 1.000 pixels). Isso porque, ao tentar aumentá-la no programa de edição, a impressão perderá a qualidade. Peça ao seu cliente que tire uma fotografia profissional em formato RAW. Assim, você poderá montar a arte sem o risco de a impressão ficar “pixelizada”.

 

5. Padronização da arte

Se é a primeira vez que você cria uma arte para impressão, certifique-se de finalizar a montagem de acordo com os padrões da gráfica. Além do arquivo estar salvo em CMYK, é preciso converter as fontes de texto em curvas e configurar as cores corretamente. A Eurocartões disponibiliza um gabarito gratuito para se adequar as linhas de corte e possui instruções no site.

.

6. Dados exigidos pelo TSE

O Tribunal Superior Eleitoral exige algumas informações nos impressos de campanha eleitoral. Todos os materiais para Eleição precisam constar o CNPJ/CPF do candidato e do revendedor gráfico. Estes dados devem estar, no mínimo, com 8px para não perder qualidade. Confira um resumo das normas do TSE clicando aqui. 

 

Veja mais:

5 materiais para ganhar mais dinheiro nas Eleições 2016

Tendências para o marketing eleitoral em 2016

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *