Comece o ano vendendo mais!

Um novo ano está à nossa espera, branquinho em folha. E qualquer empreendedor ou revendedor gráfico deseja, claro, faturar bem durante estes próximos 12 meses. Por isso, é preciso se preparar com antecedência! Seus clientes estão na praia ou ainda em ritmo de férias? Aproveite a deixa para refletir sobre o seu negócio. Leia abaixo 5 dicas para começar 2017 com força total:

 

1. Olhe para trás antes de fechar a porta

Primeiro, analise o que você errou e o que você acertou no último ano. Quais medidas tiveram resultados e converteram efetivamente em vendas. Avalie qual foram os motivos chaves que fizeram seus clientes fecharem negócio (ou não). Se for preciso, ligue ou envie um e-mail para perguntar! Você também pode conferir quais leads ficaram para trás e retomar contato.

Imagine que, em um primeiro momento, o preço do orçamento ficou acima do esperado pelo cliente e ele acabou comprando em outro lugar. Porém, esta pessoa se decepcionou com a impressão do concorrente mais tarde e já está procurando outro fornecedor. Bom, esta oportunidade perfeita para você falar com o cliente e fechar a venda de vez!

 

2. Promessas de Ano Novo

Pular sete ondinhas não adianta muita coisa, viu? Defina metas específicas para bater em 2017! O primeiro passo para o sucesso é saber o que conquistar. Se o objetivo é claro, os caminhos para alcançá-lo também ficarão mais evidentes.

Cuidado, no entanto, para não criar metas incoerentes com o seu negócio atual. Afinal, para que fazer promessas que não se pode cumprir? Fixe objetivos que possam ser atingidos.

Uma dica: Se você trabalha com vários tipos de materiais gráficos, crie uma meta para cada grupo de produto. Depois, invista naqueles que tiverem maior resultado!

 

3. Se olhe no espelho: preço é o único atrativo?

O preço baixo é o seu único atrativo? Se a resposta for “sim”, então você está fazendo isso errado. O valor dos produtos até pode ser um grande diferencial nos seus negócios. Porém, há um problema nisso: não durará muito até surgir alguém para “cobrir” a sua oferta. Então, sua vantagem vai por água abaixo!

Por isso, é fundamental investir em clientes (e não somente em vendas), praticando estratégias de fidelização. Ofereça uma experiência de compra excepcional, superando a expectativa do consumidor. Isso significa também criar medidas pós-venda. Por exemplo: melhorar o atendimento e solucionar problemas posteriores.

Enfim, descubra assim como você poderá se destacar no mercado gráfico em 2017!

 

4. Foco no resultado

Distribuiu panfletos para divulgar seu trabalho? Anunciou na rádio da sua cidade? Bateu de porta em porta? Nada disso adiantará se você não mensurar o resultado. Uma ideia é adquirir números de telefone diferentes e deixar um contato em cada canal de comunicação.

Assim, você descobrirá qual investimento está te dando frutos. Além disso, é importantíssimo calcular se o seu lucro está maior ou menor a partir do momento que uma propaganda é veiculada. Do contrário, você poderá estar jogando dinheiro fora!

 

5. Não durma no ponto!

Por fim, esteja sempre antenado sobre o que acontece no mercado gráfico e em tudo que envolva seu público-alvo. Fique de olho na concorrência para não ser passado para trás! Veja o que os outros estejam fazendo e busque uma forma de fazer ainda melhor.

*Gifs da artista Ola Szmida

 

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