Comece 2020 com tudo organizado.

A produtividade está diretamente ligada à organização. Acúmulo de papel, lixo, abas abertas em excesso no seu computador, tudo isso pode ser fator de estresse e dispersão.

E o começo do ano, geralmente é o momento ideal para jogar fora tudo o que não usa mais, colocar em destaque as suas metas e seus objetivos. Desta forma, vamos dar algumas dicas de como você pode fazer isso.

1. Organize seus materiais de trabalho

Para deixar seu ambiente de trabalho organizado, é preciso que cada item tenha um local adequado. Providencie caixas, separadores ou pastas. Reserve gavetas ou espaços no armário para guardar o material.

Coloque etiquetas para ficar mais fácil de identificar. Deixe os materiais que você utiliza com maior frequência nos locais mais acessíveis, arquive os que você utiliza pouco e desfaça-se do que não precisará mais.

O mesmo vale para a organização em seu computador. Exclua arquivos que não utilizará mais e organize os demais em pastas divididas em categorias. Assim fica fácil encontrá-los sempre que precisar.

2. Faça listas de tarefas

Organize o seu tempo Uma boa maneira de conseguir isso é tendo uma programação diária dos seus afazeres, fazendo listas de tarefas.

Você pode listar suas tarefas em uma agenda de papel ou em seu celular. A vantagem do celular é que você pode calcular o tempo que disponibilizará para cada tarefa e utilizar o timer para controlá-lo. Isso ajuda a manter o foco e acelerar a produtividade.

3- Deixe o ambiente limpo

Tanto no trabalho como em casa, uma coisa é certa: para nos sentirmos bem e produzirmos mais e melhor, temos que estar em um local agradável. Um dos passos para conseguir isso é manter o ambiente sempre limpo, sem lixeiras transbordando ou farelos de comida sobre a mesa.

Por isso, limpe e organize o local todos os dias para não acumular sujeira. Se possível, conte com a ajuda de alguém para o trabalho mais pesado, pelo menos uma vez por semana. Você, os seus companheiros de trabalho e até mesmo os seus clientes agradecerão!

4- Na sua mesa, somente o essencial

Uma dica valiosa de como organizar melhor o seu escritório é deixar sobre a mesa de trabalho somente o que é necessário para o dia a dia.

Afinal, já ouviu dizer que menos é mais, certo? Isso se encaixa perfeitamente quando o assunto é deixar tudo arrumado. Por isso, o bom é deixar apenas o que você realmente usa sobre a mesa e estimular o mesmo comportamento dos seus colegas e/ou funcionários.

5- Use enfeites, mas com moderação

Uma plantinha e um porta-retrato dão leveza e podem trazer certo conforto em meio a uma rotina pesada ou estressante. Porém, é preciso ter um pouco de cuidado na hora de decorar o seu ambiente de trabalho. 

Usar itens em excesso pode causar mais distração, poluir visualmente e ainda dar uma ideia de mesa desorganizada — muita coisa acumulada em um espaço pequeno parece bagunça, mesmo com tudo arrumadinho.

6. Fuja das distrações

É inegável a importância das mídias em nossas vidas. Ainda mais se você for um profissional que trabalha com o Instagram, o Facebook ou o WhatsApp.

Por isso, crie uma rotina para verificar as suas contas também. Faça isso após as pausas que você programar ou antes. Nunca durante as pausas, já que o importante é você descansar a vista e a mente da tela o computador

Aumentar a produtividade é o desejo de toda pessoa em seu ambiente de trabalho, principalmente se essa pessoa trabalha por produção, ou seja, quanto mais produz, maior o seu salário. No entanto, o que poucas pessoas sabem é o que o ambiente em que trabalham pode influenciar de forma direta no quanto produzem diariamente.

Ao mesmo tempo em que a sua mesa de trabalho pode ajudar a dinamizar o seu processo de produtividade, tornando o seu dia consequentemente mais produtivo, ela também pode acabar gerando o efeito negativo, tudo graças à organização (ou falta dela).

Faça uso desses importantes aliados:

Calendário de mesa – Pode ser um grande aliado no cumprimento de prazos.

Cadernetas – Vai te ajudar quando precisar anotar coisas importantes e urgentes. Também pode ser uma aliada no cumprimento de prazos.

Artigos de papelaria – Afinal, toda empresa deve ter uma papelaria personalizada e que deve seguir exatamente a identidade visual que a marca possui. Invista em agendacartão de visitapastapapel timbradoenvelopes e catálogos.

Talvez você goste também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *