8 dicas rápidas para evitar erros na impressão

É decepcionante receber uma impressão gráfica que não corresponde à expectativa, seja por erros na impressão ou na má qualidade de imagem. No entanto, vários problemas podem ser causados justamente pelo descuido no momento de finalizar a arte.

Deve-se sempre seguir os padrões exigidos para obter uma melhor qualidade, mas muitas pessoas acabam não checando as instruções da gráfica online antes de enviar o arquivo. Para não correr mais riscos na hora de imprimir seu folder, cartão de visitas ou outro material gráfico, confira algumas dicas rápidas a baixo:

  • 1-Respeite as margens de seguranças

Algumas gráficas online disponibilizam um arquivo com os limites para inserir imagens e textos (linhas guias). Na Eurocartões, você pode fazer o download do gabarito na página de cada produto. Assim, você saberá exatamente onde seu material será cortado.

  • 2- Use uma imagem adequada ao tamanho do material

Procure sempre utilizar imagens em vetores para compor a arte final. É um erro comum salvar uma imagem qualquer da internet e aumentá-la até o tamanho desejado. Isso faz com que ela fique serrilhada, com uma qualidade ruim na impressão.

  • 3- Converta imagens para CMYK

Todas as ilustrações, vetores, objetos e contornos que estão no padrão RGB ou Pantone® devem ser convertidos para formato Bitmap ou CMYK. Dessa forma, o impresso não terá grandes alterações nas cores.

  • 4- Converta textos em curvas

Todos os textos da arte devem estar convertidos em curvas para que as fontes utilizadas se mantenham. Caso contrário, também há chance dos seus títulos, parágrafos e legendas desfigurarem no arquivo, entre outros problemas. 

  • 5- Tenha cuidado com fontes pequenas coloridas

Quando for imprimir em offset, não é recomendado utilizar fontes muito pequenas e finas com os quatro canais de cores. Textos e outros detalhes neste estilo ficarão estremecidos na impressão gráfica.

  • 6-Atenção nos textos vazados

Textos vazados (cores claras sobre fundos escuros) devem estar em negrito, com tamanho superior a 7 pontos e sem serifa. Traços finos perdem definição após o papel receber a tinta.

  • 7-Não sobrecarregue o preto dos textos

Ao deixar textos pretos na arte final, não use as quatro cores (C:100 M:100 Y:100 K:100) em sua composição. Caso contrário, o material poderá apresentar variações e perder a definição. Em fundo preto calçado, por exemplo, o ideal é utilizar C: 20%, M:0%, Y:0%, K:100%.

  • 8-Evite cores carregadas em papel 80g

Ao escolher um papel de 80g, evite utilizar cores carregadas. As tintas podem manchar a impressão, pois não é possível absorver como nas demais gramaturas.

Caso surja outras dúvidas, a maneira mais fácil de solucioná-las é falar diretamente com um de nossos consultores. Entre em contato pelo Whats App (41) 99857-3331 ou pelo email: atendimento@h2print.com.br.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.